segunda-feira, 14 de maio de 2018

Movimento Popular Periferia



No dia 5 de maio, aconteceu em Ponta Grossa á solenidade pública de lançamento do Movimento Popular Periferia. O evento aconteceu nas dependências do Clube Verde Princesa dos Campos. O Moppe segundo os organizadores tem por objetivo unir ideias e ações para se contrapor à retirada de direitos dos trabalhadores e buscar melhor qualidade de vida para todos, dentro de um espaço aberto, solidário, de ação social, cultural, espiritual e político em Ponta Grossa. O Movimento é suprapartidário e quer ter o apoio de políticos que lutam contra o sistema neoliberal que oprime a população mais pobre e retira direitos da classe trabalhadora, diz Marcelo Aparecido de Barros (Professor Careca), outro coordenador provisório do Moppe.  Na ocasião, José Antonio C. Jardim foi convidado para falar sobre projetos sociais e ações empreendedoras em favela, sua experiência á frente de uma das maiores instituição brasileiro no Paraná, a Central Única das Favelas – Cufa e sobre á ideia de criar o primeiro selo social empreendedor paranaense – a Labuta.
 A LABUTA é o primeiro selo social de inovação comunitária com fins de fomentar o empreendedorismo social. Nasceu da necessidade de uma identidade visual paranaense focado no desenvolvimento das favelas e moradores. Tem por objetivo central fomentando, fortalecer e promovendo novas oportunidades empreendedorismo coletivo. Tem como missão a elaboração de conceitos, metodologias, projetos, programas e práticas que contribuam na formulação e avaliação de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades sociais, em favelas. É composta por uma equipe multidisciplinar, em sua maioria por jovens moradores de favela. Juntos visam oferecemos soluções em assessoria de imprensa, marketing digital e comunicação empresarial, nada engessado, mas sim de acordo com a realidade com o negócio – seja ela uma pequena, média ou grande empresa, reunir empreendedores sociais que queiram inovar em qualquer área e ramo de atividade sócio-comunitária ou que procuram desenvolver novos modelos de negócios escaláveis e que seja repetível em outras favelas.
O evento também contou palestra do deputado estadual Péricles de Holleben Mello, do deputado federal Aliel Machado e do senador da República, Roberto Requião. e foi aberto a toda população ponta-grossense com entrada livre e contou com apresentações culturais que incluem música popular, moda de viola, hip hop, ballet, capoeira, escolas de samba e números teatrais de grupos de estudantes e do defensor público Ricardo Menezes da Silva, assim como do presidente da APP-Sindicato de PG, Tércio Nascimento e de um representante da Rede de Advogados Populares (Renap). Além disso, lideranças comunitárias, estudantis e sindicais que se uniram para formação do movimento vão falar ao público sobre os principais aspectos do Moppe.








Nenhum comentário:

Postar um comentário