sexta-feira, 4 de agosto de 2017

II Arraia Comunitário do Vista Bela

As roupas ornamentadas e coloridas, os chapéus com rendas nas bordas, a fogueira e a grande roda de dança caipira anuncia á chegada da festa junina no Vista bela. Foi assim na tarde do dia 23/06, na comunidade. As pessoas se reuniram na Quadra Esportiva e juntas festejaram, o espaço se tornou em um grande palco e aproximadamente setecentas pessoas puderam apreciar a festa. A iniciativa é dar continuidade ao anúncio feito pelo Central Única das Favelas de Londrina em janeiro deste ano, realizar diversas ações socioculturais junto á comunidade do Vista Bela e outras. O acordo foi estabelecido na reunião de planejamento anual pelos coordenadores da Cufa Londrina, Leandro Palmeira e Michelle. A ação junina é uma iniciativa do Projeto Juventude pelo Bairro – UEL com apoio da Rpc Londrina e parceiros.
Notasse que as festas juninas no Brasil é uma tradição que se espalhou por todo território nacional alcançando milhares de brasileiro. Enfim, a fogueira, as bandeirinhas, as brincadeiras, o amendoim, a dança, o tradicional quentão, as deliciosas guloseimas a base de milho anunciam que chegou uma das épocas mais divertidas do ano. Uma data que faz parte do calendário cultural das pessoas e se tornou de fácil acesso para todos e por isto é comum encontra ações juninas nas escolas, igrejas e comunidade em geral. Mas o auge desta data é na região nordestina a onde se concentra as maiores festas do país. Tendo um importante papel na economia atraindo turistas de várias regiões do Brasil e do mundo, gerando empregos e renda.
O nosso objetivo em organizar tal manifestação cultural é proporcionar o envolvimento das pessoas perpetuando a expressão cultural popular que em particular faz parte da história do nosso povo. Á festa não visa lucro propriamente dito, mas a inclusão sociocultural. Apesar de que o fato de ter varias pessoas circulando em uma região indiretamente a economia local têm ganhos e também a relatado dos comerciantes locais que afirmam vender mais em seus estabelecimentos nesta época. Desta forma, é uma forma de propagar a valorização á cultural local e resgate de tradições que remetem à origem da celebração em territórios periféricos, enfim, acreditamos que todos ganhar.





Cufa Paraná: contato.cufaparana@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário